CLASSIFICAÇÃO API & SAE
09/05/2011 21:18
A classificação da SAE para lubrificantes de motor vai de 0W a 25W -- onde o "W" significa winter, ou inverno, e indica um óleo tratado para mais alta fluidez em baixas temperaturas -- e de 20 a 50. Os óleos antigos eram monoviscosos: atendiam a somente uma faixa estreita de temperatura. Atualmente só se utilizam em motores os lubrificantes multiviscosos, como o 20W40, que se comporta como um 20W na partida a frio e como um 50 no funcionamento a quente. Um óleo 15W50 representa um ganho de flexibilidade sobre o 20W40, o que o torna preferível -- mas não indispensável. Respeitar a recomendação mínima do fabricante é o bastante para obter boa lubrificação e a melhor relação custo-benefício.
O sistema de classificação de óleos da API (American Petroleum Institute) permite que os óleos sejam definidos com base nas suas características de desempenho e no tipo de serviço ao qual se destina. A classificação para motores a gasolina que leva a letra S (que é de Service Station - ou posto de gasolina em inglês) seguida de outra letra que determina a evolução dos óleos. Esta classificação é de fácil entendimento já que a evolução das letras significa a evolução da qualidade dos óleos. Os óleos são classificados então como SA, SB, SC, SE, SF, SG, SH, SJ e SL.
A outra classificação, dada pela SAE (Society of Automotive Engineers), identifica a viscosidade do óleo, ou seja, sua maior ou menor fluidez. A importância da viscosidade está em duas situações opostas. Na partida em baixa temperatura, um óleo muito espesso pode dificultar o arranque e retardar a correta lubrificação, acentuando o atrito (por si só elevado) e o desgaste do motor nos primeiros instantes de funcionamento. Já no trabalho em alta temperatura, um óleo de baixa viscosidade pode se revelar muito fino e provocar queda na pressão de óleo, prejudicando a lubrificação dos mancais. O desgaste aumenta e, em casos extremos, o motor chega a fundir.
A classificação da SAE para lubrificantes de motor vai de 0W a 25W -- onde o "W" significa winter, ou inverno, e indica um óleo tratado para mais alta fluidez em baixas temperaturas -- e de 20 a 50. Os óleos antigos eram monoviscosos: atendiam a somente uma faixa estreita de temperatura. Atualmente só se utilizam em motores os lubrificantes multiviscosos, como o 20W40, que se comporta como um 20W na partida a frio e como um 50 no funcionamento a quente. Um óleo 15W50 representa um ganho de flexibilidade sobre o 20W40, o que o torna preferível -- mas não indispensável. Respeitar a recomendação mínima do fabricante é o bastante para obter boa lubrificação e a melhor relação custo-benefício.